top of page

Caititu...

Criação de Caititus
Criação de Caititus

Caititu ou cateto é uma boa alternativa para quem tem interesse pela criação de animais silvestres. Além de preservar a espécie da extinção, a atividade também pode render bons lucros. Demanda crescente e oferta reduzida marcam esse novo mercado, com preços de venda superiores aos custos de produção.

 

O cateto (Tayassu tajacu) se diferencia de seu parente o queixada, sobretudo pelo "colar" de pêlos brancos ao redor do pescoço. A pelagem geral é longa, áspera, espessa e geralmente preta. O grande atrativo do bicho é a carne "de caça" - vermelha, de sabor exótico e com baixo nível de colesterol. 

Sua pele, desenhada com pequenos círculos castanho-escuros, é possível confeccionar bolsas, jaquetas, luvas e outros produtos. O material é bem cotado no mercado internacional e chega a valer 45 dólares o metro quadrado na Argentina. Já os italianos pagam 120 dólares por um par de luvas fabricado com couro de cateto. Alemães e franceses também são compradores da matéria-prima para a indústria de artigos de luxo.

O cateto tem excelente olfato e vive no continente americano, desde áreas desérticas até florestas tropicais. Semelhante ao javali, tem pernas delgadas e cabeça muito maior em relação ao restante do corpo. Quando adulto, pesa de 18 a 30 quilos, atinge altura entre 40 e 50 centímetros e comprimento de 75 centímetros a um metro. O peso mínimo para ir ao abate é de 22 quilos, o que leva cerca de um ano para ser atingido. Os filhotes nascem com cerca de meio quilo, e possuem excelente ganho de peso quando bem alimentados.Na natureza, o cateto pode atacar o homem. Ao ser domesticado, porém, isso se torna mais raro. A criação de caititus pode ser boa fonte de renda, exigindo pequeno investimento inicial e pouca mão-de-obra. A rusticidade do animal, que tem baixo índice de mortalidade, impede o surgimento fácil de doenças.

 

 

bottom of page